top of page

JOSÉ ANTÔNIO PARANHOS LUZ

Professor aposentado, advogado e escritor

 

            José Antônio Paranhos Luz, conhecido por José Luz ou cognome de Zé Luz, nasceu na cidade de Rio Pardo (RS), em 18 de agosto de 1951. Formado na Faculdade de Educação Física da atual UNISC, no ano de 1974. Posteriormente, cursou a faculdade de Direito na mesma Universidade, em 1990.

            Atualmente, devido a idade, por ser septuagenário e pensando numa velhice de qualidade calhou a diminuir a sua atuação jurídica e a dedicar-se a escrever, especialmente romances. Tem uma obra publicada, pela Editora Alcance, denominada: Destinos que se cruzam, oportunidade em que narra, casos reais com desfechos diferentes. Agora, através da Editora Zum, lançou recentemente o romance: Feminicídio. Existem outras novelas e livros técnicos em fase final de lançamento.

            José Luz, encontra-se aposentado na função de mestre, após 37 anos de ininterruptos trabalhos. Muito se dedicou ao basquetebol escolar, obtendo diversos títulos estaduais e classificações honrosas em jogos brasileiros. No entanto, continua exercendo a advocacia. Nessa profissão continua à frente de alguns trabalhos na área criminal, família e conciliações extrajudiciais.

            Para manter a saúde tem o privilégio de disputar jogos de basquetebol, categoria master. Inclusive, foi participante do Campeonato Mundial representando o Brasil, na cidade de Mar del Plata, na Argentina.

            Ostenta, com orgulho, o Título de Cidadão Santa-cruzense, que lhe foi outorgado pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, em data de 07 de dezembro de 2020, pelos relevantes serviços prestados para toda a comunidade.

            Passou quase toda a sua vida na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), desde os oito anos, tendo por dois anos (1964, 1965 e parte do ano de 1966) estudado na cidade de Arroio do Meio, no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Posteriormente, morou por dois anos na cidade de Humaitá (RS), quando deu início ao magistério público (1975 e 1976).

            O seu escrever se baseia em ficção de temas regionais, tradicionais e expressa reflexões sobre inquietações do ser humano, os seus dramas, alegrias e contradições no transcurso do viver. Suas histórias são envolventes, com expressões da cultura regional, buscando valorizar os elementos culturais e as histórias do seu vivenciar.

            Os contos capturam a atenção do leitor, com uma representação muito semelhante a realidade. Importante, que se diga: José Luz, outrora de temperamento aguerrido e inconformado, se encontra nesse estágio da sua vida mais pensativo e controlado de algumas revoltas do seu eu. Está completo para celebrar a vida, as amizades e a família. Tem presente no seu dia, a mais legítima ternura pela natureza e agradecido ao convívio dos amigos. Celebra, com paixão, as artes. Faz do silêncio uma outra forma de ponderar, pois as vezes, essa e a atitude correta para evitar litígios e confronto com opiniões diversas. Das aflições da alma busca o arrependimento (o que lhe pertence) e o perdão (que cabe ao outro), a compreensão aberta dos fatos, a felicidade ampla e paciência. Traz consigo, a nítida noção do conhecimento de que a vida acontece agora.

            Tem orgulho do que faz e pretende almejar outros objetivos, mesmo que, para muitos seja considerado um idoso e deveria parar para descansar.

Almejando o futuro diz, com sobriedade em forma de poema:

Há, muito a conquistar.

São sonhos a brilhar...

O tempo não interfere no amar.

Basta buscar e continuar.

Hoje, afirma o escritor: O ler e o escrever me encanta.

DSC_3629.jpg

© 2024 POR MAURÍCIO LOPES.

M6 Soluções Digitais

bottom of page